Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha

Mutirão de limpeza vai mobilizar centenas de voluntários pela preservação dos rios da região
Data de inclusão: 22/03/2017 14:16

A sexta edição do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio vai mobilizar centenas de voluntários no próximo sábado (25) em Itajaí, Navegantes e Penha. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), e tem como objetivo contribuir para a preservação dos recursos hídricos da região. Neste ano, a novidade é que a ação contemplará três rios: Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim e Gravatá. Os participantes farão o recolhimento de resíduos e entulhos nas áreas de mangue e nas margens. A concentração das equipes será às 8h, na Marina Itajaí.

No Itajaí-Açu, as embarcações e voluntários farão a limpeza das margens do rio, desde a BR-101 até o Molhe da Atalaia, incluindo a Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda). No Itajaí-Mirim, a ação ocorre em menor escala, por terra e por água com apoio de cayakeiros, desde o Mercado do Peixe, no bairro São Vicente, até a barragem.

Já no Rio Gravatá, entre Navegantes e Penha, a Associação da Vila dos Pescadores do Costão do Gravatá e a Cruz Vermelha do Brasil farão a limpeza na área da foz, próximo ao limite dos municípios. Esta é a primeira vez que o Itajaí-Mirim e o Gravatá fazem parte do mutirão.

O material coletado nos três locais será destinado às cooperativas de reciclagem licenciadas das cidades envolvidas. Será montado ainda um ponto central para triagem de resíduos em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI), na Beira Rio.

Alunos da Rede Municipal de Ensino também vão participar do Juntos pelo Rio neste sábado. Ao todo, 43 estudantes das escolas básicas Maria Dutra Gomes e Gaspar da Costa Moraes, bem como dois professores de cada uma das instituições, farão parte do mutirão. Já a Defesa Civil de Itajaí vai mobilizar suas equipes e três embarcações para fazer a limpeza das margens.

Além disso, esta é a terceira vez que o projeto ocorre em conjunto com a conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. No dia do evento, 42 agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí farão uma blitz educativa na Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio) e no Molhe da Atalaia, orientando moradores a eliminar possíveis criadouros e como identificar os sintomas das doenças.

Como participar

Os voluntários que querem participar da ação devem se inscrever antecipadamente pelo site www.univali.br/eventos/meio-ambiente. Porém, quem não conseguir fazer a inscrição online poderá preencher um cadastro no local da concentração, na Marina Itajaí. No sábado, a organização aconselha os voluntários a usarem calças longas, sapatos fechados e bonés. Camisetas, luvas, sacos plásticos e protetores solares serão distribuídos no início do evento.

Donos de barcos ou jet skys também podem colaborar com a iniciativa. As embarcações devem estar com a documentação em dia e, o piloto, precisa ter habilitação específica. As inscrições para os proprietários são pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou pelos telefones (47) 3341-8065 (Gerência Meio Ambiente do Porto) e 3344-9008 (Semasa). As equipes serão monitoradas pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

O 6º Juntos pelo Rio é uma iniciativa da Superintendência do Porto de Itajaí e Semasa, com apoio das secretarias de Saúde, Educação, Obras, Agricultura, Pesca e Segurança (Codetran), Fundação do Meio Ambiente (Famai), Defesa Civil e mais de 50 empresas parceiras. Nas edições anteriores, o evento já mobilizou mais de 2,8 mil voluntários e foram retiradas mais de 100 toneladas de lixo do rio.
 
___________________________
Informações adicionais:
Superintendência do Porto de Itajaí
(47) 3341-8065

Semasa
(47) 3344-9008

Secretaria de Comunicação
(47) 3249-5524

Imagens relacionadas

6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha
6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha
6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha
6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha
6º Juntos Pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí, Navegantes e Penha
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí