Defesa Civil quer ampliar participação da comunidade em aplicativo

Em parceria com a Secretaria de Saúde serão distribuídos 20.000 folders com explicações sobre o uso da ferramenta
Data de inclusão: 21/03/2017 17:52

Com o objetivo de divulgar e ampliar a participação da comunidade para identificação de áreas problemáticas em dias de chuvas intensas e suspeitas de dengue, a Defesa Civil de Itajaí em parceira com a Secretaria de Saúde confeccionaram 20.000 folders com explicações sobre o uso do aplicativo do órgão de segurança e métodos de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.

O material de divulgação explica passo a passo como baixar o aplicativo disponível para os sistemas iOS e Android, além de possuir orientações de como utilizar a ferramenta. Através do aplicativo colaborativo os usuários conseguem acompanhar todos os boletins emitidos pelo órgão e ainda notificar ocorrências com registro fotográfico.

“Queremos que a comunidade conheça essa importante ferramenta e se aproxime da Defesa Civil através da interação proporcionada pelo aplicativo. Com isso, teremos mais uma fonte de informação para auxiliar os moradores”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

No próximo sábado (25), serão distribuídos os folders na ação Juntos pelo Rio. Além disso, os agentes de endemias também irão distribuir o material nas visitas que fazem pela cidade.

“Apesar de Itajaí possuir uma das maiores equipes de agentes de endemias do Estado, a ajuda da população, denunciando possíveis focos do Aedes Aegypti, é essencial. Todos nós temos que nos envolver, a prefeitura, a comunidade e as empresas. A dengue não escolhe classe social, qualquer pessoa pode pegar a doença e somente através da prevenção podemos combater o mosquito”, afirma Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

Além da nova versão do aplicativo, a Defesa Civil de Itajaí também está presente nas redes sociais. Para manter a comunidade sempre informada dos boletins, alertas e trabalhos desenvolvidos pelo órgão, são realizadas publicações no Facebook (https://www.facebook.com/Defesacivildeitajai) e também no Twitter (https://twitter.com/DEFESAITAJAI), além das atualizações diárias no próprio site da Defesa Civil.

Referência nacional
A nova versão do aplicativo da Defesa Civil despertou o interesse das cidades paulistas que compõe a região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
No mês passado, o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias e coordenador Regional de Defesa Civil de Santa Catarina, Eliezer Cardoso, receberam o vereador de São Caetano do Sul, César Oliva (PR) que pretende propor o uso tecnologia semelhante nas sete cidades paulistas.

Defesa Civil
Carmo Dias (Coordenador)