Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Social conclui a construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.

Audiência Pública debate as propostas no próximo dia 29
Data de inclusão: 20/03/2017 13:57

Será realizada no próximo dia 29, no Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, a audiência pública do Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vem sendo construída desde agosto de 2016 para implantar o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo.                       

 "O plano contempla diversas ações, construídas por uma comissão Intersetorial e traz como proposta o reforço de parcerias para sua intensificação, possibilitando aos adolescentes, à família e a comunidade a participação no processo socioeducativo”, explica a secretária de desenvolvimento social, Neusa Geraldi.                       

Para ela, esse plano resultará em uma socioeducação de qualidade, rompendo com a cultura punitiva e repressiva e proporcionando a transformação social através do respeito à cultura e aos direitos humanos, especialmente aos adolescentes e jovens. As propostas serão validadas pela comunidade, durante a audiência pública e terão duração de dez anos.                       

Como desafio, o plano estabelece a necessidade de articulação das ações de forma integrada entre os diversos sistemas de políticas de atendimento ao SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Com a aprovação, ainda segundo a secretária, espera-se amadurecer, nos próximos 10(dez) anos, junto à sociedade a compreensão do processo socioeducativo, com a expectativa de atingirmos a redução significativa do índice de adolescentes envolvidos com atos infracionais e no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.                       

A construção do plano se deu por uma comissão formada por representantes das secretarias e fundações voltadas à defesa, promoção e garantia de direitos dos adolescentes e ainda dos atores integrantes do Sistema “S” (SENAC/SENAI) e instituições que atuam com aprendizagem, escolas particulares, e ainda os de Garantia de Direitos (Policia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Conselho Tutelar, Delegacia especializada e Conselhos de direitos) e está sendo conduzido pela EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal). Após a sua aprovação pela comunidade em audiência pública será submetida ainda a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

________________________

 

Informações adicionais:

Desenvolvimento Social

Neusa Maria Vieira Geraldi (Secretária)

(47) 3248-0800

Assessor de comunicação

Rubens Menon

(47) 3348 3195 / (47) 99601-3174

 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí