Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município está há nove meses sem registrar casos positivos de dengue

Situação epidemiológica da cidade foi apresentada nesta sexta-feira para os agentes de endemias
Data de inclusão: 10/03/2017 18:27

A Secretaria de Saúde apresentou, nesta sexta-feira (10), aos 78 agentes de endemias do município, dados sobre a atual situação epidemiológica de Itajaí, que não registra casos positivos de dengue há nove meses – o último foi em julho de 2016. O relatório apontou ainda quais as ações que têm sido desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica para combater a doença. O evento ocorreu no auditório do Centreventos.

O objetivo do encontro com os profissionais foi atualizá-los sobre a situação do município e informar as atividades que estão sendo desenvolvidas na Sala de Situação municipal, em conjunto com outras secretarias. No início da reunião, a enfermeira Simone Silva Menegaz Veit mostrou o número de nofiticações e destacou que em 2017 o município ainda não registrou casos positivos. “Temos que comemorar esses dados, mas não podemos perder a atenção no trabalho de prevenção”, reforçou.

Simone ainda explicou que o baixo número de notificações fez com que a Secretaria de Saúde verificasse novamente mais de mil prontuários do Pronto Atendimento (PA) do São Vicente. A intenção era conferir se todos os casos suspeitos foram informados. “Olhamos um a um e não encontramos erros. Isso quer dizer que o trabalho de vocês está surtindo efeito”, pontuou.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Regina Batista Ávila, também apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Sala de Situação municipal. Entre elas: orientação aos pescadores, levantamentos fotográficos com drone, fiscalização a ferros-velhos e borracharias, mutirão de limpeza nos bairros e no cemitério da Fazenda, entre outras.

Sandra ainda destacou a importância do trabalho dos agentes de endemias no combate à dengue – somente neste ano já foram feitas quase 55 mil vistorias a residências. “O trabalho de vocês é fundamental para o controle da doença. Essas orientações dadas aos moradores fazem toda a diferença e o resultado disso é o cenário atual”, afirma.

Os números do município:
Dengue
171 casos suspeitos
140 casos negativos
31 casos em investigação

Chikungunya
26 casos suspeitos
19 casos negativos
7 casos em investigação

Zika
2 casos suspeitos
2 casos negativos
 

_________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
3249-5524

Imagens relacionadas

Município está há nove meses sem registrar casos positivos de dengue
Município está há nove meses sem registrar casos positivos de dengue
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí