Ação social marca o Dia Internacional da Mulher no Cidade Nova

Órgãos públicos e entidades privadas são parceiros do evento
Data de inclusão: 08/03/2017 17:20

As moradoras da comunidade do Cidade Nova participaram de uma tarde diferente nesta quarta-feira (8). Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido pela ONU como um dia de manifestações, lutas e ações em prol da igualdade de gênero, a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) em parceria com as demais secretarias e fundações municipais preparou diversas atividades de promoção social. O evento foi realizado no salão paroquial da Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua Argílio Cunha e contou com a presença do Prefeito Volnei Morastoni acompanhado de sua esposa, a Sra. Nausicaa da Silva Morastoni e do Vice Prefeito Marcelo Sodré em companhia de sua esposa, a Sra. Kátia Teixeira dos Santos.

A Superintendente da Feapi, Daniela Barbetta Mette, se orgulhou da participação do órgão como fio condutor do evento e evidenciou a luta das mulheres na sociedade. “Quero agradecer as mulheres, as mães, as filhas e todas as que são especiais e fazem diferença no dia a dia”.

Na ocasião, as mulheres participantes tiveram contato com oficinas lúdicas envolvendo atividades de integração, dança, lazer e esporte; oficinas informativas sobre saúde da mulher; valorização pessoal com cuidados relacionados à estética e embelezamento; valorização pessoal com atividades de relaxamento (massagem); valorização pessoal com atividade de integração e motivação; acesso à informação com atividades de esclarecimento de dúvidas acerca do empoderamento feminino; acesso à informação com atividades de esclarecimento de dúvidas acerca da violência doméstica; e acesso à informação com atividades de esclarecimento de dúvidas acerca da Lei Maria da Penha.

Na oportunidade, também foram distribuídas pela FAMAI mudas de Ipê Amarelo, Pitanga, ipê Roxo,Pau de Ferro e Cereja do Rio Grande, além de informativos sobre o parque do Atalaia, Licenciamento Ambiental e sobre Resíduos.

Dona Maria de Lourdes Silveira Miranda, 68 anos, estava empolgada para participar de todas as atividades. Para ela, além de novos aprendizados, o evento proporciona um conhecimento maior sobre os problemas enfrentados pelas mulheres. “Cada mulher é única, tem a sua história e deve ser mostrada. Hoje estamos vivendo uma tarde diferente que só acontece uma vez no ano, então temos que aproveitar”.

A Primeira Dama, Sra. Nausicaa da Silva Morastoni relembrou a luta contínua das mulheres. “As mulheres ainda tem muito o que conquistar. Já tivemos pior, mas estamos chegando lá na igualdade de direitos”. Além dela, a esposa do Vice Prefeito, Kátia Teixeira dos Santos falou sobre o real motivo da data e explicou as demais presentes da importância de reafirmar o seu lugar como mulher. “A gente tem que se orgulhar do que a gente faz. Temos que ser guerreiras e acreditarmos em nós como mulheres”.

O objetivo da Ação Social é proporcionar um momento de múltiplas atividades envolvendo as mulheres com ações voltadas ao acesso à informação, ludicidade, relaxamento, motivação e valorização pessoal tendo como tema o Dia Internacional da Mulher.

Durante toda tarde, até as 18 horas, a comunidade poderá participar de todas as atividades que conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), Instituto Fisiomar, Univali, Instituto Embeleze, Capela Nossa Senhora de Fátima e dos órgãos públicos FEAPI, FMEL, Fundação Cultural, SEMASA, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, SERIT, SECOM, Secretaria de Segurança, SEDEER, além dos gabinetes do prefeito e vice-prefeito.

FEAPI

Ação social marca o Dia Internacional da Mulher no Cidade Nova