Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa orienta população sobre riscos de contaminação com água de bicas

Nesta terça-feira (07/03), equipe de Saneamento fez a coleta de duas amostras d´água na Ressacada.
Data de inclusão: 07/03/2017 17:56

A água, que sai fresquinha e cristalina a olho nu, pode conter minúsculos transmissores de doenças, isso porque não é feito nenhum controle sobre sua composição e muito menos existe limpeza ou proteção nesses locais. Acredita-se que hoje, em Itajaí, existam, pelo menos, doze bicas de onde moradores tiram água para consumo e/ ou uso geral. As mais conhecidas são as dos bairros Ressacada, Fazenda, Fazendinha, Parque Atalaia, Cabeçudas e Praia Brava. 

Em 2011/2012, o Semasa, em parceria com a Vigilância Sanitária de Itajaí, realizou a análise da água de dozes bicas da cidade e o resultado foi preocupante: todas apresentaram índices de coliformes fecais e/ou totais. De acordo com engenheiros do Semasa, nem mesmo a fervura da água é capaz de combater esse tipo de contaminação, porque o coliforme fecal, por exemplo, é termotolerante, ou seja resiste até mesmo em meio à alta temperatura. 

Nesta terça-feira (07/03), uma equipe de saneamento fez a coleta de duas amostras no bairro Ressacada – aos pés do morro do bairro, de onde três mangueiras improvisadas trazem água da nascente. O Diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro Nei Locatelli, alerta para alguns vetores que podem trazer riscos de contaminação à água que é coletada por moradores: “Animais que passam pelo local, como cães, gatos e ratos; atos de vandalismo; chuva intensa ou até a visita constante de pessoas e curiosos nos locais”, enfatiza. As duas amostras coletadas serão encaminhadas a um laboratório que fará as análises físico/química e bacteriológica. “Vale salientar que as águas de bicas não são oferecidas pelo Semasa, mas de tempos em tempos realizamos algumas análises, por se tratar de uma questão de saúde pública”, menciona o Engenheiro Químico do Semasa, José Adriano Kielling. O resultado das amostras será divulgado até a próxima segunda-feira (13/03). 

_____________________
Informações Adicionais:

SEMASA
0800 645 0195
(47) 3344 9000

Imagens relacionadas

Semasa orienta população sobre riscos de contaminação com água de bicas
Semasa orienta população sobre riscos de contaminação com água de bicas
Semasa orienta população sobre riscos de contaminação com água de bicas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí