Edital para guarda armada será lançado em julho

Projeto do Plano Municipal de Segurança de Itajaí visa integrar órgãos, além de promover formação conjunta inédita de guardas da região
Data de inclusão: 23/02/2017 17:55

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) apresentou novos encaminhamentos quanto à segurança pública de Itajaí. Na manhã desta quinta-feira (23), o grupo formado por representantes de vários órgãos e secretariais municipais, discutiu o Plano Municipal de Segurança e definiu o mês para lançamento do edital para guarda armada: julho deste ano.

A reunião foi promissora no sentido de, além de integrar diferentes forças de segurança, iniciou os diálogos para reativar o Consórcio Metropolitano de Segurança Pública entre Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. No encontro estiveram presentes os secretários de segurança dos dois municípios. Com o consórcio em atividade, será possível buscar verbas federais e desenvolver ações em parceria, ampliando a atuação preventiva nos municípios.

Itajaí também pode ser pioneira na formação conjunta de guardas municipais. Isso porque Navegantes está em processo de formação da guarda e Balneário Camboriú pretende ampliar o quadro de efetivos. De acordo com o secretário de Segurança de Itajaí, Francisco José da Silva, com o lançamento do edital do concurso para guarda em julho, será possível conciliar as datas e realizar o treinamento em conjunto dos novos agentes dos três municípios.

“Amigos de farda e irmãos de turma trabalhando em municípios limítrofes. Será a primeira vez na história de Santa Catarina em que proporcionaremos a mesma formação técnica para guardas municipais. Estamos pensando no macro e na integração da segurança pública”, reforça Francisco.

Com a realização do concurso público, em data ainda ser definida, os aprovados serão submetidos à avaliação física e investigação social – um trabalho de inteligência que vai além da apuração de antecedentes criminais.

“Temos certeza que Itajaí será modelo para outras regiões do estado na gestão da segurança. Sabemos que este é um dever do estado, mas estamos fazendo o dever de casa, pensando nas famílias e na nossa população”, destaca Volnei.

Esteve presente na reunião o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Marinha. Das secretarias municipais: Desenvolvimento Social, Chefe de Gabinete, Relações Instituicionais e Temáticas, Famai, Urbanismo, Obras, Turismo, Codetran e Defesa Civil.

Plano de Segurança

Durante a reunião, foram ainda apresentadas as diretrizes para desenvolvimento do Plano de Segurança Municipal de Itajaí. A guarda municipal é um dos tópicos e serão marcadas reuniões específicas para debater cada item do plano.

A integração com as forças de segurança é o principal eixo que norteia o documento, que ainda prevê apoio material entre os órgãos, atenção prioritária às crianças e adolescentes, revisão da iluminação pública, criação de um Centro Operacional Integrado de Itajaí (COI) para vídeo-monitoramento, rondas escolares, monitoramento via GPS das viaturas, entre outras ações para o combate à criminalidade.

Secretaria de Segurança

Karine Mendonça