Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Nova versão de aplicativo da Defesa Civil se torna referência no Brasil

Representante das cidades paulistas do Grande ABC esteve em Itajaí para conhecer a ferramenta
Data de inclusão: 23/02/2017 17:18

A nova versão do aplicativo da Defesa Civil despertou o interesse das cidades paulistas que compõe a região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Na quarta-feira (22), o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, José do Carmo Dias de Oliveira e coordenador Regional de Defesa Civil de Santa Catarina, Eliezer Cardoso, receberam o vereador de São Caetano do Sul, César Oliva (PR) que pretende propor o uso tecnologia semelhante nas sete cidades paulistas.

“O vereador participou de um simpósio sobre Defesa Civil e lá comentaram sobre o nosso modelo de aplicativo. Como ele procurou e não encontrou nada parecido no país, resolveu vir conhecer todo o funcionamento desta importante ferramenta” explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, José do Carmo.

O app auxilia o compartilhamento de informações em tempo real sobre alagamentos, ventania, deslizamento e casos de suspeita de criadouros do mosquito da dengue.

“O trabalho realizado por esse órgão em Itajaí é referência nacional. Queremos usar o conhecimento que adquirimos para termos um aplicativo semelhante na nossa região, pois através dele a população pode antecipar ocorrências para a Defesa Civil”, ressalta o vereador de São Caetano do Sul, César Oliva (PR).

Disponível para os sistemas iOS e Android, os usuários conseguem acompanhar todos os boletins emitidos pelo órgão e ainda notificar ocorrências com registro fotográfico. O app Defesa Civil Itajaí é colaborativo e busca aproximar os moradores do órgão de segurança criando uma rede de informações para auxiliar os moradores em situações de risco.

Além da nova versão do aplicativo, a Defesa Civil de Itajaí também está presente nas redes sociais. Para manter a comunidade sempre informada dos boletins, alertas e trabalhos realizados pelo órgão, são realizadas publicações no Facebook (https://www.facebook.com/Defesacivildeitajai) e também no Twitter (https://twitter.com/DEFESAITAJAI), além das atualizações diárias no próprio site da Defesa Civil.

Como utilizar o app

O primeiro passo é baixar o aplicativo e depois fazer o cadastro no aplicativo da Defesa Civil clicando em “Quero me cadastrar”. Para fazer o login clique no ícone + no canto inferior direito e insira o seu número de telefone (com nove dígitos) e senha. Feito isso você já pode usar o aplicativo e adicionar ocorrências.

Cadastro de ocorrências

Para inserir uma ocorrência clique no ícone + no canto inferior direito e faça o login. Na tela irão aparecer cinco opções: alagamentos, ventania, deslizamento, queda de árvore e dengue. Selecione uma dessas opções e informe onde ela ocorreu: via pública ou propriedade privada. Pronto!

Como baixar o app no seu celular

Sistema IOS

1. Toque no ícone “App Store” na tela principal.
2 . Toque no botão “buscar” na parte inferior da tela.
3. Digite o nome do aplicativo Defesa Civil Itajaí.
4. Toque no nome do aplicativo
5. Instale o aplicativo.

Sistema Android

1. Acesse a ferramenta Play Store e se a sua conta no Google estiver cadastrada clique em Existente e faça login. Escolha a opção nova, se você ainda não tiver uma conta. Preencha as informações solicitadas e cadastre um e-mail válido.
2 . Clique no aplicativo para baixar e em seguida selecione o botão Instalar.
3. Em seguida clique em Aceitar para autorizar o download. Quando o aplicativo estiver em seu telefone, ele automaticamente será instalado. Para utilizar basta procurar por ele e clicar sobre seu ícone.
___________________________

Informações adicionais:

Defesa Civil
Carmo Dias (Coordenador)
(47) 3341-6199

Anderson Silva
Secretaria de Comunicação
(47) 3341-6149

Imagens relacionadas

Nova versão de aplicativo da Defesa Civil se torna referência no Brasil
Nova versão de aplicativo da Defesa Civil se torna referência no Brasil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí