Operação Carnaval: Codetran realiza blitz educativa

Ação inicia nesta quarta-feira (22) na Beira-rio
Data de inclusão: 22/02/2017 12:30

O Carnaval de Itajaí está garantido no Mercado Público de 24 a 27 de fevereiro. Contudo, a festa ficará ainda mais bonita com a conscientização dos foliões. A Coordenadoria de Trânsito (Codetran) inicia nesta quarta-feira (22) um trabalho educativo para reforçar que álcool e direção não combinam. Além disso, os motoristas serão orientados sobre outros assuntos, como o perigo do uso do celular ao volante, transitar sem o cinto de segurança e, com a volta às aulas, a colocação correta das cadeirinhas nos carros.

A blitz educativa será das 15h às 17h30 na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. A ação busca conscientizar os motoristas quanto às posturas no trânsito e cumprimento da legislação. “Um motorista conscientizado evita acidentes. Um dos nossos objetivos mais importantes é a prevenção de acidentes de trânsito”, reforça Robson Allan Costa, coordenador da Codetran.

Ao mesmo tempo, serão realizadas blitze fiscalizatórias em outros pontos do município. A ação vai se estender durante todo o feriadão de Carnaval.

Álcool
Tolerância zero para o álcool ao volante. A infração é gravíssima vezes dez, ou seja: sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por um ano. Vale ressaltar que dirigir sob influência do álcool se configura "crime" quando o teste do bafômetro indicar a quantidade igual ou superior 0,34 mg/L.

Uso do celular
Associado à desatenção e vilão nas colisões traseiras, avanços de sinal e desrespeito à sinalização, o uso de celular enquanto se dirige é proibido pela legislação de trânsito. Quem for flagrado utilizando o popular WhatsApp, por exemplo, ou falando ao telefone, estará sujeito à aplicação de multa gravíssima (7 pontos) no valor de R$ 293,47. A infração se configura por “manusear celular enquanto dirige”.

Segurança
Outra orientação da Codetran é nunca deixar bolsas e objetos de valor dentro dos veículos estacionados na rua. Os motoristas também devem observar os locais de estacionamento para evitar guinchamento e transtornos a outras pessoas. Respeitar os limites de velocidade da via e realizar uma vistoria geral no veículo antes de pegar a estrada são pré-requisitos para curtir o Carnaval sem dor de cabeça.

____________________________

Codetran
Robson Allan Costa (Coordenador)

Secretaria de Comunicação