Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Foliões serão orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval

Profissionais da Secretaria de Saúde vão conscientizar população no Mercado Público e em casas noturnas
Data de inclusão: 22/02/2017 11:23

O município, por meio da Secretaria de Saúde, vai conscientizar os foliões que passarem pelo Mercado Público de Itajaí e casas noturnas no próximo sábado (25) e na segunda-feira (27) de Carnaval. O objetivo da ação é alertar a população sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, além de diminuir os casos registrados dessas doenças na cidade.

O trabalho dos técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica ocorre das 18h às 22h – uma equipe ficará no Mercado, enquanto a outra vai circular pelas baladas da cidade. Os profissionais vão entregar materiais informativos e orientar o público sobre a importância da prevenção e uso do preservativo. Também serão distribuídas camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificante.

“A intenção é chamar a atenção para o cuidado com a saúde durante o Carnaval e uso da camisinha nas relações sexuais. Sempre depois desse período temos uma demanda muito alta de pessoas fazendo testes de HIV e outras doenças, porque acabaram não se cuidando”, explica Sandra Regina Batista Ávila, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria de Saúde ainda vai alertar o público sobre a facilidade e importância dos testes rápidos para diagnóstico precoce do HIV/AIDS, da Sífilis e das Hepatites B e C. Esses exames podem ser feitos nas unidades básicas de saúde e no Centro de Testagem (CTA), que fica junto ao Laboratório Municipal. O procedimento é gratuito e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos.

“Os testes rápidos são uma forma de detectar se algo está errado o mais breve possível para iniciar o tratamento. Muitas dessas doenças são silenciosas e não manifestam sintomas no começo”, pontua Sandra.

Apesar da contenção de despesas no município, as ações educativas e de conscientização na área da saúde são uma prioridade para a atual gestão, além de determinação do prefeito Volnei Morastoni. O prefeito pediu reforço na prevenção ao secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, e equipe da Vigilância Epidemiológica para conter o crescimento de casos entre a população.

____________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Imagens relacionadas

Foliões serão orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval
Foliões serão orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval
Foliões serão orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí