Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Famílias são transferidas de área de risco

Secretaria de Habitação inseriu grupo no auxílio-moradia
Data de inclusão: 02/02/2017 10:29

Atualizado às 15h01

Na manhã desta quinta-feira (02), uma operação conjunta da secretaria Municipal de Habitação com diversos órgãos transferiu 14 famílias que moravam em área de preservação permanente no bairro Cidade Nova. A medida atende determinação judicial referente à Ação Civil Pública 0905116-92.2015.8.24.0033, movida pelo Ministério Público de Santa Catarina. As famílias já estão inseridas no auxílio-moradia.

Famílias como a de Sandra dos Santos, 45 anos, deixaram as casas improvisadas às margens do rio Itajaí-mirim, na rua José Domingos Machado, para morar com mais dignidade – um direito fundamental de todo cidadão. A auxiliar de padaria já alugou a nova casa, agora de alvenaria e com dois quartos, no mesmo bairro para não ficar longe da escola das crianças. “A gente já estava acostumado aqui, mas lá a casa é bem melhor”, conta Sandra que ficou 10 anos na área irregular. 

Em agosto do ano passado, todas as famílias foram notificadas que teriam de deixar os imóveis. Durante a operação nesta quinta, apenas uma residência ainda estava ocupada e a família recebeu auxílio da Secretaria de Obras para realizar a mudança. Alguns moradores desmontaram os próprios imóveis para aproveitamento dos materiais. As demais casas já foram demolidas para evitar novas ocupações.

Do total das 14 famílias, 12 se enquadraram nos critérios do auxílio-moradia, entre eles não ter renda familiar superior a três salários mínimos, e vão receber até R$ 830. As famílias são acompanhadas pela secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e integram o grupo prioritário para reassentamento definitivo.

A operação contou com o apoio das secretarias de Habitação, Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Obras, Urbanismo, Procuradoria, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Semasa, Conselho Tutelar, Codetran, Celesc, Polícia Militar e Poder Judiciário.

 ____________________________

Informações adicionais:
Secretaria de Habitação
Julcemar Martinho Ferreira (Secretário)
(47) 3908-5626

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Imagens relacionadas

Famílias são transferidas de área de risco
Famílias são transferidas de área de risco
Famílias são transferidas de área de risco
Famílias são transferidas de área de risco
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí