Ministro Maggi recebe solicitações da Agricultura e Pesca de Itajaí

Prefeito e secretários das pastas apresentaram documento com reivindicações
Data de inclusão: 09/01/2017 17:52

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, aproveitou a visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, a Itajaí para apresentar as demandas mais importantes para as áreas de Pesca e Agricultura do município. Na manhã desta segunda-feira (09), prefeito e os secretários de Pesca e Aquicultura, Valmir Vitorino Júnior, e de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, César Reinhardt, entregaram ao ministro um documento com seis reivindicações dos setores no município.

Na área pesqueira, sendo Itajaí o maior pólo exportador de pescados do Brasil, o documento destacou a necessidade de desburocratização na gestão de licenças e autorizações, o desejo da manutenção de segurança jurídica nas normativas expedidas pelo Ministério e o pedido de uma política de investimentos do Governo Federal.

Para o setor agrícola itajaiense, mantido por 18 comunidades rurais e que sustenta 450 famílias, foram solicitados recursos federais para a Festa Nacional do Colono, para modernização e aquisição de equipamentos agrícolas e desenvolvimento agropecuário.

À tarde, o ministro Blairo Maggi, participou do encontro com representantes do setor pesqueiro no auditório do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). O evento reuniu parlamentares, secretários, representantes classistas, empresários, armadores e interessados.

“Temos a necessidade um ambiente de segurança jurídica no setor pesqueiro para que os empresários sintam confiança institucional e de mercado, garantindo a possibilidade de investimentos planejados e de longo prazo na pesca industrial”, destacou o prefeito Volnei Morastoni durante a apresentação das reivindicações do município.

Em sua fala o Blairo Maggi desejou “sucesso, paciência e perseverança” ao prefeito de Itajaí no início de seu mandato. Manifestou a satisfação de voltar à cidade e concordou com o prefeito de que no setor de produção é preciso de segurança jurídica, com a promessa de desburocratizar os serviços.

Em Itajaí, o ministro também assinou uma Instrução Normativa e uma Portaria para estabelecer uma cooperação entre o Mapa e o Ministério do Meio Ambiente para revisão de permissões da atividade pesqueira.

Secretaria de Pesca e Aquicultura

Thiago Caminada