Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Procon disponibiliza Pesquisa de Preço de Alimentos Orgânicos

Órgão notificou oito estabelecimentos para adequações
Data de inclusão: 09/01/2017 14:07

A busca por uma alimentação mais saudável está em pauta nas casas de muitas famílias itajaienses. Contudo, os preços de produtos orgânicos, por exemplo, costuma ser superior às opções normais. Para auxiliar na hora da compra, desde outubro do ano passado a Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) realiza a Pesquisa de Preço de Alimentos Orgânicos. O primeiro levantamento de 2017 já está disponível.

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 04 em oito supermercados de Itajaí com a verificação dos preços de 27 produtos orgânicos. Foi levado em consideração a frequência que os produtos aparecem e o menor preço de cada produto, e não as marcas.

Além de verificar que há pouca variedade destes tipos de alimentos no município, os fiscais observaram que alguns estabelecimentos não cumprem as determinações da Lei estadual nº 14.993/09, a qual dispõe sobre a exibição do preço dos produtos por unidade de medida. A Lei permite que o consumidor faça a comparação real entre produtos iguais ou semelhantes, levando em conta peso, medida e volume. O Procon notificou todos os oito estabelecimentos para adequação imediata.

Dos 27 produtos pesquisados, sete tiveram uma variação de preços acima de 100%. Este é o caso do suco orgânico, cuja diferença de preços entre os estabelecimentos chegou a 158,50%.

O Procon ressalta que a melhor forma de economizar ainda é realizando pesquisas de preços. Na análise deste mês, a variação é de 60,99% no somatório dos itens de menor e maior valor.

________________________
Informações adicionais:
Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon)
(47) 3348-6906

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça
(47) 3341-6121

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí