Restauro do Painel Cerâmico da antiga Prefeitura será entregue nesta sexta-feira

Mesa que foi o patrimônio número 001 da prefeitura também foi restaurada e será exposta no átrio
Data de inclusão: 17/11/2016 16:58

Um pedacinho da história da Prefeitura de Itajaí foi recuperado. O Painel Cerâmico do artista italiano Franco Giglio e a mesa, que foi o primeiro patrimônio do município e compunha o mobiliário original do Gabinete do Prefeito, foram restaurados. Ambos eram do prédio da antiga Prefeitura, na Avenida Coronel Eugênio Müller, inaugurada em 1972. A entrega dos restauros será nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, no Átrio Municipal. A solenidade faz parte da programação de entrega de obras que também contempla a inauguração dos Caminhos de Cabeçudas, do Centro Integrado de Saúde, do Restauro do Museu Histórico e construção do prédio Anexo e ainda da reurbanização da Praça Arno Bauer.

Quem conheceu o prédio da antiga Prefeitura de Itajaí com certeza se recorda do painel cerâmico da fachada do edifício. Intitulado de “Itajaí” ele representa toda a história do povo Itajaiense remetendo às culturas locais, como o mar, as embarcações e as madeireiras, presentes no município nos anos 70. O painel, que durante 16 anos ficou guardado, foi restaurado e montado no Átrio Municipal. Ele tem 360 peças e mede 5,20 m por 5,20 m. O restauro, separação e mapeamento do painel “Itajaí” foi feito pelo historiador e artista plástico Dagoberto Coelho que, no início, contou com a ajuda do artista plástico Silvestre João de Souza Júnior, falecido em julho de 2015.

A mesa, patrimônio nº 001 do município, foi usada pela primeira vez pelo Prefeito Júlio César, em 1972. Depois dele, outros seis prefeitos utilizaram a mesma mesa para assinar importantes projetos para Itajaí. Foram eles: Frederico de Souza, Amilcar Gazaniga, Arnaldo Schimtt Junior, João Omar Macagnan e Jandir Bellini. Durante o governo do prefeito Jandir Bellini, o gabinete ganhou como doação um novo mobiliário. Mais tarde, em 2000, com a demolição do prédio da antiga prefeitura para ampliação do porto, a mesa foi utilizada por diferentes secretarias, até que neste ano foi encontrada, por acaso, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A mesa, que é de jacarandá e mede 0,90 x 2,05m, foi restaurada pelo único marceneiro do município, Isaías Antônio da Silva. Servidor há 24 anos, ele conta que levou dois meses para fazer o restauro na marcenaria localizada aos fundos do CCI. “Tinha muito cupim. Precisei tirar a lâmina antiga e lixar toda a mesa manualmente. Depois passei selador e envernizei na cor original da mesa”, conta. “Deu trabalho, mas pra mim foi uma honra recuperar a mesa que foi o primeiro patrimônio do município e que serviu diversos prefeitos”, finaliza. Hoje, a Prefeitura de Itajaí já conta com 60.675 bens registrados no patrimônio.

Programação de entrega de obras:

18/11: Painel Itajaí, às 14h no Átrio Municipal

19/11: Caminhos de Cabeçudas, às 10h em frente ao Bico do Papagaio

02/12: CIS – Centro Integrado de Saúde, às 10h

16/12: Restauro Museu Histórico e Prédio Anexo, às 16h

----------------------------------

Informações adicionais - restauro do Patrimônio:

Secretário de Educação e Historiador - Professor Edison d'Ávila