Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Teste rápido para Hepatites, Sífilis e HIV é feito na UBS Cidade Nova II nesta quarta

Ação mensal ocorre das 08 às 12h e das 13h30 às 17h
Data de inclusão: 26/07/2016 15:59

Os moradores do bairro Cidade Nova poderão fazer, nesta quarta-feira (27), o teste rápido para diagnóstico de Hepatites, Sífilis e HIV. Isto porque a Unidade Básica de Saúde Cidade Nova II promove o seu dia D mensal de testagem, das 08 às 12h e das 13h30 às 17h.

De acordo com a equipe profissional da Estratégia Saúde da Família (ESF) que coordena a atividade, o diagnóstico dessas infecções é feito de maneira simples, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. O resultado do teste rápido ocorre após 15 minutos da coleta. Antes e depois do teste há o aconselhamento para facilitar a interpretação do resultado pelo paciente, trazer informações e tirar dúvidas, evitando comportamentos de risco para a contaminação futura.

Os testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em unidades da rede pública e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado junto ao Laboratório Municipal, na Rua Felipe Schmidt, 02, no Centro.

A Unidade Básica de Saúde Cidade Nova II, que promove o Dia de Testagem Rápida para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C nesta quarta-feira (27), fica localizada na Rua Agílio Cunha, 475, bairro Cidade Nova.

Casos crescem no país

O Brasil vem registrando, nos últimos anos, aumento significativo nos casos de Sífilis, HIV e Hepatites. Estas doenças são causadas por vírus, cuja maior via de transmissão acontece em decorrência da prática de relação sexual sem preservativo, mas também pode ser ocasionada pela via sanguínea e ainda, transmitida da mãe para o feto durante a gestação.

Por isso, a Estratégia de Saúde da Família de Itajaí, por meio das equipes 29, 41 e 42 – que pertencem à UBS Cidade Nova II, juntamente com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, iniciaram no mês de junho “o dia D” mensal para realização de testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C em sua comunidade de abrangência.

A primeira ação ocorreu no dia 14 de junho, quando foram testadas 38 pessoas. Destas, 43% foram do sexo masculino e 57% do sexo feminino. Das pessoas foram obtidos 10% de resultados positivos para hepatites B, 10% positivos para sífilis e 2,7% para hepatite C. Agora em julho, a ação ocorre nesta quarta-feira (27) e para agosto, a atividade já está confirmada para o dia 26.

 

-------------------------------

Informações adicionais

Secretaria de Saúde

47 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Teste rápido para Hepatites, Sífilis e HIV é feito na UBS Cidade Nova II nesta quarta
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí