Juntos pelo Rio mobiliza Itajaí e Navegantes neste sábado

Ação de mobilização acontece anualmente, alusiva ao Dia Mundial da Água
Data de inclusão: 01/04/2016 14:29

No próximo sábado (02), será realizada a quinta edição do Juntos pelo Rio, o mutirão de limpeza que movimenta a comunidade nos municípios de Itajaí e Navegantes pela preservação do rio Itajaí. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado no 22 de março. O projeto, organizado pela Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, tem parceria com o Serviço Municipal de Água e Saneamento Básico (SEMASA), Famai, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e outras entidades de Itajaí e Navegantes.

O projeto se tornou um dos principais eventos de mobilização social, no município de Itajaí, e se une à campanha contra o mosquito Aedes Aegypti pela segunda vez consecutiva. Enquanto parte dos voluntários atua na coleta de resíduos, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em uma "blitz” educativa. O objetivo é abordar os motoristas com orientações sobre como evitar novos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e como identificar os sintomas da doença.

Já o mutirão de limpeza, será pelo Rio Itajaí e na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda) e em terra, em frente a Associação Náutica de Itajaí e Molhe de Itajaí. A concentração dos voluntários, será às 8 horas, na Marina de Itajaí, e após a formação de equipes, todos seguem para os postos indicados.

Os voluntários embarcados, estarão sendo monitorados pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, Policia Ambiental e Bombeiros. As embarcações farão a limpeza nos locais mapeados, já distribuídos aos pilotos dos barcos voluntários, e destinarão os sacos com resíduos coletados às plataformas de apoio.

O Cepsul e a Navegação Santa Catarina, prestam apoio por água disponibilizando o navio de pesquisa Soloncy Moura e um Ferry Boat (balsa), que servem como plataforma para concentração do material, onde um grupo da Cooperativa de Reciclagem faz a segregação dos resíduos junto com os voluntários. O material coletado será destinado às cooperativas licenciadas, de ambas as cidades, que são parceiras do evento.

O Juntos pelo Rio

A ação é um legado da Volvo Ocean Race, quando Itajaí estreou a recepção da regata em 2012. Desde então, todos os anos é realizado o grande mutirão de limpeza do Rio Itajaí, dando ênfase ao Dia Mundial da Água (22 de março). Com a parceria de empresas que atuam nas margens do rio, governo e instituições dos municípios, esta ação já mobilizou aproximadamente 2000 voluntários que retiraram mais de 100 toneladas do rio nas quatro edições realizadas.

Em 2015, foi reconhecido com o troféu “Mérito Prática Sustentável no Litoral - Verão 2015”, em Porto Alegre (RS). A premiação teve como objetivo reconhecer e divulgar práticas sustentáveis no litoral catarinense e gaúcho, realizadas durante a temporada de verão. Segundo revista Meio Sustentável, organizadora do prêmio, ao Juntos Pelo Rio foi concedido destaque “pelos relevantes resultados ambientais e pela abrangência de envolvimento comunitário, unindo diferentes atores em prol da limpeza do Rio Itajaí”.

Juntos pelo Rio mobiliza Itajaí e Navegantes neste sábado