Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Sistema de Informações Geográficas de Itajaí já está disponível

Através do geoprocessamento todo o município está mapeado por fotos em alta definição
Data de inclusão: 23/12/2015 14:39

Há muito tempo a representação geográfica tem sido de grande valia para a compreensão do território, e a cada dia se torna mais importante para o acompanhamento do crescimento da cidade, planejamento urbano e gestão de políticas públicas. Com o objetivo de avançar na qualidade e disponibilidade de informações georreferenciadas já está disponível o Sistema de Informações Geográficas de Itajaí no endereço: geo.itajai.sc.gov.br

Todo o município foi mapeado por meio de fotos em alta definição, e com o auxílio de um software as imagens foram associadas a um banco de dados muito amplo, dividido em temas. Com isso, além de modernizar toda a base cadastral urbana de Itajaí, o sistema integrou a base tributária e cartográfica. Dentre suas aplicações estão a cobrança justa de impostos; mapeamento de áreas de risco; melhor aplicação dos recursos públicos; lançamento de novas informações e rapidez na atualização; acesso às informações geográficas e gestão ambiental. Os conteúdos não serão utilizados somente para uso interno, como, gradativamente, para a comunidade itajaiense.

O sistema foi elaborado com recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Básicos Sociais (PMAT) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, acompanhado diretamente pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Um vôo aerofotogramétrico de 2007 foi o ponto de partida para a criação da base cartográfica, que tratada inicialmente pela empresa Aeroimagem Aerofotogrametria S/A, complementada com novo vôo realizado em 2013 pela Aeromapa Cartografia, Informática e Projetos e, finalmente, condensada pela Geomais Geotecnolgia Ltda., chegando a base cadastral georreferenciada, centro de todos os serviços, que devem se estender aos mapas temáticos abrangendo outros setores, entre eles educação, saúde, defesa civil e controle urbano.

Todo o trabalho foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria Municipal de Urbanismo e Centro Tecnológico de Informações e Modernização Administrativa (CTIMA).

Como acessar

O acesso se dá pelo endereço geo.itajai.sc.gov.br. Ao entrar duas visualizações estarão disponíveis, uma é a Base Cartográfica e outra é o Plano Diretor. Após selecionar uma das opções, o visitante encontra as ferramentas de navegação logo acima da vista principal, onde todas as informações são mostradas, dentre elas a aeroimagem, ruas, lotes e relevo.

Esta capacidade de agregar informações, de várias fontes e tipos, é uma das vantagens do sistema. Um exemplo de utilização poderia ser uma consulta ao plano diretor, em conjunto com o relevo, hidrografia e ocupações vizinhas para estudar a viabilidade de um empreendimento.

Nesta primeira fase de acesso público, dúvidas, sugestões ou comunicações de erros devem ser reportados à Secretaria Municipal de Urbanismo pelo e-mail: smu@itajai.sc.gov.br.

___________________

Informações Adicionais:

Secretaria de Urbanismo

(47) 3341-6071

Imagens relacionadas

Sistema de Informações Geográficas de Itajaí já está disponível
Sistema de Informações Geográficas de Itajaí já está disponível
Sistema de Informações Geográficas de Itajaí já está disponível
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí