Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Decisão da Capitania dos Portos possibilita que navios maiores atraquem em Itajaí

Primeira operação com os novos parâmetros já ocorrerá neste fim de semana
Data de inclusão: 11/12/2015 18:12

Na tarde desta sexta-feira (11) após reunião entre o Município de Itajaí, a Superintendência do Porto, o Sindicato das Agências de Navegação, a Itajaí Práticos e a Marinha do Brasil, possibilitou ao Complexo Portuário do Itajaí operar com navios de até 48,5 metros de boca, ou seja, aumentará em 0,30 metros a largura dos navios que aqui operam.

A primeira operação com os novos parâmetros vai ocorrer neste final de semana, com a atracação do navio San Fernando. Porém, será considerada pela Autoridade Marítima como operação especial. No entanto, os novos parâmetros serão adotados oficialmente a partir da próxima semana, com a revisão da Portaria 83/CSPSC.

A decisão da Autoridade Marítima foi tomada após apresentação de Estudo de Simulação realizado pela empresa Arcadis, na Holanda, que prevê uma margem de precisão/tolerância de 0,30 metros nas operações, garantindo total segurança das mesmas.

O encontro foi presidido pelo Capitão de Mar e Guerra da Capitânia dos Portos de SC, Luis Filipe Rabello Freire e o Comandante da Delegacia da Marinha em Itajaí o Capitão de Fragata Alekison Barbosa da Silva Porto.

A decisão é de grande importância para a economia de Itajaí, já que permite navios com maior capacidade de carga possam atracar na cidade. “O empenho da Marinha do Brasil foi fundamental para essa conquista. Com isso, o Porto de Itajaí se tornará mais competitivo, ao possibilitar a atracação de navios maiores”, comemorou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí