Começa hoje a 33ª Festa Nacional do Colono

Abertura oficial será às 14h, no Parque do Agricultor Gilmar Graf
Data de inclusão: 23/07/2015 11:46

Começa hoje uma das mais tradicionais festas em homenagem ao homem do campo de Santa Catarina, a 33ª Festa Nacional do Colono. A abertura oficial da Festa do Colono será às 14h, no Salão Principal do Parque do Agricultor Gilmar Graf. Na programação estão shows nacionais e regionais, feiras, exposições, apresentações culturais e gastronomia. Em 2014, a festa reuniu um público de 85 mil pessoas. Para esta edição, a meta é superar o número de visitantes.

A entrada na festa é gratuita, inclusive para os shows nacionais. O estacionamento é pago e custa R$ 10,00 para automóveis e R$ 5,00 para motos. Já os ingressos para os bailes tradicionalistas custam R$ 30,00 (masculino) e mulheres até às 23h pagam apenas 1 kg de alimento não perecível.

Uma das novidades desta edição é a gastronomia. Nove Food Trucks estarão na Festa do Colono levando 33 opções de cardápios gourmet com preços que variam de R$ 6,00 a R$ 25,00. Dentre as opções estão hambúrgueres, panquecas, pratos italianos, árabes, mexicanos, chinesa, frangos e polenta. Além disso, haverá outras 35 opções de alimentação espalhados pela festa como churrasco, entrevero, sardinha, pirão com linguiça entre outros.

Na programação da festa ainda tem mais de 30 atrações culturais e musicais, shows nacionais com João Lucas e Marcelo no sábado (25), às 21h; e com Luan Santana no domingo (26), às 19h; Festival de Música Sertaneja; bailes tradicionalistas; exposições, mostras e expofeiras de gado de corte, gado leiteiro, animais pequenos e exóticos; Exposição Tecnológica; Feira Industrial; Expofeira Agroindustrial; Feiras de Mudas Frutíferas e Ornamentais; Concurso de Pratos Típicos; palestras; feira de artesanato, parque de diversão, e exposição da cultura colonial.

A Festa Nacional do Colono é considerada o segundo maior evento festivo de Itajaí. Mas esta história tem início há muitos anos. A Festa do Colono já existia na cidade antes de 1981, só que a comemoração ocorria de forma bem diferente. De acordo com depoimentos de agricultores mais experientes, a celebração em homenagem ao homem do campo data da década de 60, com um caráter mais classista. Isso porque a festividade primeiro foi executada pela Associação Rural e depois, pelo Sindicato Rural. O nome não era Festa do Colono e acontecia somente no final de semana do dia do agricultor.

HISTÓRIA DA FESTA

Desde 1996, a Festa Nacional do Colono acontece no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf. O Parque fica na localidade de Baía, bem próximo à Rodovia Antonio Heil, possui infraestrutura inclusive para acampamentos e propicia o contato com a natureza de forma especial. A partir de 1997, a Festa do Colono ganha nova concepção. A intenção ao desenvolver este novo perfil, é fazer com que o evento tenha uma maior participação do público urbano e valorizar ainda mais a figura do colono, trabalhador que junto de sua família batalha diariamente para produzir o alimento que nos dá a energia para viver. A cada ano são ampliados os investimentos na exposição agropecuária, que hoje é uma das maiores de Santa Catarina em qualidade e em número de animais; bem como nas exposições agroindustrial e tecnológica. Pensando na valorização do agricultor, é criado o encontro da Família Agricultora, e incrementado o Concurso de Pratos Típicos.

Em 2001, o cartaz de divulgação traz pela primeira vez a denominação Festa Nacional do Colono. Surge também a logomarca do evento, com o boneco Coloninho, mantida até hoje. Naquele ano, o Show Nacional ficou por conta da dupla Rick & Renner.Com uma vasta programação, que inclui feiras e exposições agroindustriais, mostras de animais, palestras e cursos de formação, gastronomia típica, competições esportivas, bailes e apresentações culturais, a cada ano a Festa Nacional do Colono recebe um público expressivo público, que vem de várias cidades, ao Parque do Agricultor Gilmar Graf.

ÁREA RURAL DE ITAJAÍ

A área rural de Itajaí está distribuída em 80% de todo o território do município, dividida em 1.013 propriedades rurais. A população rural está dividida em 18 comunidades, sendo elas: Arraial dos Cunha, Baia, Brilhante I, Brilhante II, Canhanduba, Campeche, Espinheiros, Espinheirinhos, Itaipava, Km 12, Laranjeiras, Limoeiro, Rio do Meio, Rio Novo, Paciência, Salseiros, São Roque, e Volta de Cima.

Nestas 18 comunidades rurais, 450 famílias estão envolvidas diretamente na atividade agrícola. Os principais produtos cultivados atualmente em Itajaí são: arroz irrigado, fruticultura, hortifrutigranjeiros, milho, feijão, suínos, aves e também pecuária de leite e de corte.

Programação:

23/07 (quinta-feira):

8h às 22h Recepção dos Animais (gado e pequenos animais)
13h Apresentação Musical Instrumental – Grupo Cantando por aí
14h Abertura Oficial da 33ª Festa Nacional do Colono
14h30 17º Encontro da Família Agricultora – Tema: Família – Meu Maior Patrimônio
15h Inauguração do Pavilhão de Exposições
16h Pesagem das Raças Brahma e Nelore
17h Apresentação Musical com Edu Souza
19h Esgotamento dos Animais do 20º Torneio de Gado Leiteiro
19h Apresentação Musical com Grupo Beat Blues

24/07 (sexta-feira):

7h 1ª Ordenha do 20º Torneio de Gado Leiteiro
8h às 20h Recepção de Pequenos Animais e Aves
9h Pesagem da Raça Limousin
9h Julgamento de Animais das Raças Brahma e Nelore
9h Julgamento de Animais da Raça Holandesa – Jovens
9h Palestra Técnica para os Agricultores – Tema: Agregação de Valor aos Produtos como Fator de Aumento da Competitividade da Agricultura Familiar de Santa Catarina. Palestrante: André Ricardo Poletto – Coordenador do Programa SC Rural
11h Apresentação Cultural com Grupo Tríade Cia.
12h Apresentação Musical com Ricardo Gomes

15h Apresentação do Grupo Cultural Divina Inspiração
16h Apresentação de Dança com Grupo de Capoeira Mar de Itajaí
16h Apresentação de Moto Show Wheeling