Sistema on-line dará mais agilidade nos serviços da Prefeitura de Itajaí

Além de reduzir custos com impressão, servidor dará mais rapidez ao trabalho das secretarias
Data de inclusão: 22/07/2015 15:38

Um novo sistema, ainda em fase de implantação, promete substituir gradativamente boa parte do papel que circula nas secretarias e departamentos da Prefeitura de Itajaí pelo meio on-line. Além de ser uma importante arma para diminuir a burocracia, o novo servidor trará redução nos gastos públicos com impressão e mais segurança aos arquivos do município. A previsão é que todos os setores passem a aderir ao sistema a partir do mês de setembro.

A proposta é substituir o velho método e o fluxo de papel nos departamentos do município por um meio que permita aos servidores enviar e receber informações de forma instantânea. Os benefícios, no entanto, não devem parar por aí. Essa novidade, explica o gerente de projetos do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA), Gelson Liberato Filho, também deverá dar mais segurança e evitar que algum documento se perca ao longo do tempo.

O sistema envolverá três áreas: o armazenado de documentos digitalizados, das informações jurídicas e o fluxo de protocolos e documentos (CI) entre as secretarias. Ele permitirá ainda rastrear protocolos e saber quais providências estão sendo tomadas para atender àquela demanda e a criação de um histórico para consultas futuras.

Apesar de afetar diretamente o trabalho do servidor público, a implantação do sistema terá consequências para todos os cidadãos de Itajaí. A redução na quantidade de papel fará com que parte do dinheiro usado hoje para custear despesas com impressão seja investido em outras áreas. “Uma das principais vantagens é essa, que é o grande objetivo do município”, explica Gelson.

Nos meses de julho e agosto, os servidores estão recebendo treinamento para aprender a utilizar o sistema. A proposta é que a partir de setembro todas as secretarias comecem a operar dentro do sistema e passem, gradativamente, a substituir o papel pelo sistema on-line. O Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA), departamento da própria Prefeitura de Itajaí, é quem ficará responsável pela manutenção e cadastramento dos usuários.

Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA) – (47) 3341-6090

Sistema on-line dará mais agilidade nos serviços da Prefeitura de Itajaí