Itajaí sediará evento sobre tecnologia e gestão pública na próxima quinta-feira

Fórum discutirá o uso da tecnologia nos serviços oferecidos à população
Data de inclusão: 23/03/2015 17:20

O primeiro Fórum Regional de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí está marcado para acontecer nesta quinta-feira (26) e Itajaí foi escolhida para sediar o encontro. A principal pauta do evento é debater o uso da tecnologia a favor dos serviços oferecidos por órgãos públicos à população. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e a entidade Rede Cidades Digitais.

O encontro é direcionado a empresários, pesquisadores, prefeitos, gestores municipais, vereadores e profissionais do ramo. Tem como pauta discutir o uso da tecnologia a favor dos serviços oferecidos por órgãos públicos regionais, especialmente nos municípios que hoje compõem a AMFRI: Itajaí, Itapema, Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Navegantes, Penha, Porto Belo, Luiz Alves e Ilhota.

Entre os temas que serão abordados estão:

- Inclusão social por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC);

- Políticas públicas para cidades digitais;

- Modernização da gestão municipal, Data Center e software livre;

- Tecnologia da Informação na Saúde, Educação e Segurança.

A entrada é gratuita para gestores públicos, já para a iniciativa privada, tem o valor de R$ 300. Estudantes pagam apenas meia-entrada mediante apresentação de documento. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://forum.redecidadedigital.com.bre as vagas são limitadas.

O fórum será no auditório da sede da AMFRI, das 9h às 17 horas. O endereço é Rua Luíz Lopes Gonzaga, nº 1655, no São Vicente.

Cidade tem investimento milionário em tecnologia

O projeto “Itajaí Digital” teve início em 2010, quando o Município implantou uma rede de dados que mescla fibra ótica e rádio por todos os principais pontos da cidade. Essa foi apenas a primeira de uma série de ações que significaram um investimento de R$ 5 milhões e que hoje se revertem em qualidade: “Tivemos uma economia enorme e um melhor desempenho da rede, sem falar na padronização de uma série de serviços”, avalia o coordenador do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA), Mauri Manoel Cabral.

De início, foram instaladas 56 câmeras de monitoramento, via fibra ótica, para reforçar a segurança nas ruas. Em seguida, todas as secretarias, unidades de saúde, assistência social e de educação passaram a funcionar de forma integrada.

Em 2013, mais um passo foi dado. O projeto ampliou os serviços e passou a distribuir sinal de internet gratuito para moradores da comunidade a partir de 56 antenas responsáveis pela distribuição do sinal no programa “Internet Social”.

No ano seguinte, em 2014, o sinal ganhou alguns dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade: as praias. O projeto “Internet na Orla” abrange 14 antenas de sinal distribuídas nos Molhes da Atalaia e nas praias de Cabeçudas e Brava. A velocidade no sinal oferecida atualmente à comunidade é de 512Kb, capacidade que suporta atender, simultaneamente, cerca de mil usuários. Para 2015, a expectativa é aumentar o número de pessoas beneficiadas pelo serviço, ampliando o serviço em até 1Mb.

Coordenadoria do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA)