Prontuário eletrônico começa a ser implantado no Ceredi

Seis unidades de saúde já contam com sistema que permite ao médico ter acesso ao histórico dos pacientes
Data de inclusão: 24/02/2015 16:57

A partir desta semana, quem procura atendimento no Centro de Referência em Doenças Infecciosas de Itajaí (Ceredi) encontra um novo procedimento no atendimento a pacientes sendo implantado: o prontuário eletrônico. O sistema, que entre outras funções, classifica os pacientes e determina o tratamento prioritário, está em fase de implantação pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA) e deverá ser concluído até o início de março. Seis unidades de saúde já contam com o prontuário no município e a previsão é de que mais cinco passem a operar dessa forma ao longo do ano.

O processo de implantação do sistema envolve três estágios de atendimento ao paciente. Na recepção, onde ele se apresenta, informa seus dados e, dependendo da unidade, agenda uma consulta futura. Na pré-consulta, quando é feita a triagem e um profissional da saúde presta os primeiros procedimentos de assistência ao paciente. E, por fim, na própria consulta feita pelo médico.

“O que muda com a implantação do sistema é a qualidade na informação fornecida ao médico. Independentemente da unidade onde aquele paciente tenha sido atendimento antes, depois que todas as unidades estiverem integradas, vai constar no prontuário eletrônico se ele tomou algum tipo de medicamento, a data, a quantidade”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Fernando Carlos Proença.

É com a implantação gradativa deste sistema, também, que os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser classificados por cor, conforme o nível de gravidade. A classificação vai desde casos menos graves, que recebem uma sinalização de cor azul, até casos de extrema urgência (cor vermelha) como, por exemplo, as emergências encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros.

A meta para 2015 é de que mais cinco unidades recebam o prontuário eletrônico ao longo deste ano e passem a atender de forma integrada com as outras seis que já o possuem. “A implantação do prontuário eletrônico envolve desde a parte de cabeamento e equipamentos, até a capacitação desses profissionais da área da saúde que irão usar o novo sistema. É algo que pode levar dias ou semanas, varia de unidade para unidade”, adianta Proença.

O sistema de prontuário eletrônico começou a ser implantado pelo Município em 2013, por meio de um projeto piloto na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros. Hoje, já fazem parte do sistema as unidades de saúde: Imaruí, Murta, Santa Regina, Cidade Nova II e o PA do São Vicente, além da própria UPA do Cordeiros.

-------------------------------

Secretaria de Saúde: 3249-5500