Banda MarcialBanda iniciou suas atividades em agosto de 1988, como Banda Marcial da Rede Municipal de Ensino até no ano de 2003. Em junho do mesmo ano, assume o maestro Luis Alberto Martins de Freitas, iniciando uma nova etapa implantando o lema “Educar através da música”, com perspectivas ousadas e abrangentes, através da musicalização de todos os seus alunos integrantes.
A contribuição mais importante deste projeto, para o município e para o Estado de Santa Catarina, é a formação gratuita de crianças e jovens através da música, agregando valores de civismo e disciplina. Por ser um trabalho desenvolvido em grupo, propicia aos alunos princípios da socialização, contribuindo com a ocupação sadia, ao afastamento dos fatores de risco social como as drogas e a violência. A música como recurso educacional, comprovadamente oferece aquele que nela esteja envolvido, enriquecimento cultural com conhecimento prático e teórico de peças musicais clássicas, contemporâneas e populares, melhores condições psicológicas, enfim a formação de um ser humano aprimorado.
Além de aulas para os alunos da banda, que ocorrem todos os dias, acontecem ainda, ensaios de naipe e ensaios gerais. Destacando também, os concertos didáticos e itinerantes.
O projeto da Banda Filarmônica de Itajaí é mantido com recursos municipais. Todo desenvolvimento e acompanhamento vem sendo feito pelo diretor e maestro Luis Alberto Martins de Freitas.

Banda Marcial A Banda Filarmônica de Itajaí tornou-se uma referência no Estado por sua qualidade expressiva de execução, resultado do empenho de seus professores e alunos.
Dentre estes resultados, destacam-se prêmios conquistados em concursos de bandas estadual e interestadual, conquistando o bicampeonato estadual, ocorrido em agosto de 2008, Representou o Estado de Santa Catarina e o Brasil por três vezes, no Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Melipilla, no Chile, nos anos de 2005, 2006 e 2008, sendo reconhecida nestas edições, como a melhor banda participante em 2007, foi convidada especial da municipalidade de San Antonio para realizar uma turnê, apresentando-se em várias cidades da quinta região daquele país.
A Banda Filarmônica de Itajaí realiza um evento, que vem registrando uma importância ascendente no contexto cultural do município de Itajaí, que é o Concerto para Metais e Percussão realizado no Teatro Municipal.
Todas estas realizações renderam à Banda Filarmônica de Itajaí, o reconhecimento pela Fundação Catarinense de Cultura, no Projeto Bandas, como modelo de gestão de banda no Estado de Santa Catarina, resultando numa cartilha inédita para área de bandas e será lançado também, como modelo no Brasil. Recebeu ainda, um convite para representar o Estado de Santa Catarina com apresentações no arquipélago de Açores em Portugal.

A Banda Filarmônica de Itajaí tem sua equipe formada por:

Diretor e maestro: Luis Alberto Martins de Freitas
Secretaria: Fábio Carvalho
Professor de agudos: Jean Marcell Raulino
Professor de graves: Marcos Roberto da Silva
Professor de percussão e rítmica: Gilian Luis Fernandes
Professor de Bateria: Rafael Cleiton Alexandre
Professora do Corpo Coreográfico: Maria Beatriz Eggers de Freitas
Professor de pólo e materiais: Paulo Roberto Cândido

Contato: (47) 3344-4051
Email: filarmonicaitajai@hotmail.com
Rua: Antonio Cirilo Dutra, 35. Bairro: São Vicente.
CEP: 88.309-130. Itajaí – SC.